terça-feira, março 30, 2010

Na Kona Portuguesa

Triatlo de Porto Santo - 28/Março/2010
1.9/90/21.1 - 5.50.22



Comparar a ilha havaiana com a de Porto Santo não é de certeza reflectido, mas se o pessoal do Triatlo na Madeira der continuidade no futuro à prova, bem podemos dizer que esta será a nossa Kona. Sem trocadilhos...
Uma ilha demasiado pequena para se organizar um Triatlo de meia distância (seis vezes o circuito de ciclismo, e logo eu que comparo as provas curtas em Portugal a voltinhas ao coreto), dá no entanto numa competição interessante, pois as escassas seis centenas de atletas cabem perfeitamente sem que se dê conta de drafting, o grande problema das provas demasiado atafulhadas.

Falando da minha prova, e com viagem já marcada há quase quatro meses, um Inverno da treta que atrasou a preparação (em especial no ciclismo), e a não ida a Valência onde deveria ter corrida a Maratona em Fevereiro e que serviria para lançar em definitivo a época, lá me fiz a Porto Santo, directamente de Lisboa porque já conheço o Lobo Marinho, e ir pelo Funchal e ir ao grego na véspera da prova não é coisa de gente sã.
Fiz por isso o que podia fazer: uma natação calminha - só manchada pela passagem de um dos tentáculos de uma caravela portuguesa pelo pé esquerdo, e que me deixou a dôr durante as duas horas seguintes -, um ciclismo relaxado, e um corrida que a bem dizer foi muito andada, não porque me faltasse o combustível, mas porque a falta de treino e o ainda peso excessivo do corpo não me deixavam fazer melhor. Chegar ao fim foi reconfortante, mesmo sabendo que foi de longe a pior performance na distância, mas compensando a minha não ida em 2009, depois daquela estupidez que foi trocar a prova para o dia 1 de Março.