quinta-feira, maio 28, 2009

Metade de Ironman

Half Challenge Barcelona-Maresme - 24/Maio/2009
1.9/90/21.1 - 5.24.26





Falhando no mês de Abril a participação no Half de Lisboa, em grande parte devido à falta de quilómetros sucedida no mês que se seguiu à Maratona de Barcelona, lá consigo preparar nas últimas 5 semanas esta prova, primeira organização de um Challenge na Costa Brava catalã. Não caindo no erro de efectuar a longa viagem de automóvel que outros portugueses fizeram, chego ao dia da prova relativamente relaxado e preparado para a longa prova que me esperava. Parto com calma na natação, sem puxar demasiado, mas termino por realizar um esforço enorme dentro de água, com o mar demasiado picado para o meu gosto, chegando à praia com mais cinco minutos do que seria o meu tempo natural (32.55). Depois uma demorada transição, e uma saída cautelosa no ciclismo, que me leva a perder muitos lugares logo nos primeiros 20km. A única subida da prova, com cerca de 11 km, demonstra-se afinal enganadora, pois nunca tiro a talega, indo sempre a 30 km/h. De volta à marginal, já perto dos 47 km, começa o festival de drafting, com grupos de mais de uma centena de atletas e sem ninguém com coragem para os penalizar. E enquanto os resultados de toda a gente se tornam efectivamente enganadores neste segmento, acabo por não apanhar nenhum combóio até muito perto do fim, o que me deixa feliz por me ter recusado à "batota". As 2h 44m do ciclismo, dão-me motivação para os próximos desafios, pois na transição para a corrida não estou demasiado em baixo. A corrida foi apenas uma viagem até à meta, impondo um ritmo confortável, e parando em todos os abastecimentos. Esta foi sem dúvida a melhor sensação que tirei em Calella: saber que o estomago aguentou tudo o que lá meti, e que o organismo aproveitou para não ter quebras e inclusivé realizar a segunda parte bem mais rápida que a primeira. Agora é tempo de pensar em Zurique...