quarta-feira, março 11, 2009

De volta aos grandes desafios

Maratón de Barcelona - 1/Março/2009
42,195 km - 3.27.03



Voltei! Não que tenha sido um grande regresso, mas o prazer de terminar uma prova como a Maratona, vai de certeza dar alento a novos desafios. A maratona de Barcelona foi o que pôde ser, e não posso deixar de estar contente em ter trazido a medalha. O dia 1 de Março há muito que estava programado para ser dia de Maratona de Barcelona, por isso ainda em Dezembro pago inscrição, viagem e hotel. Para que não dê para voltar atrás. Pelo meio ainda estava prevista a passagem pela Maratona de Badajoz, que se tornaria durante o mês de Janeiro, apenas um local de teste. O que aconteceu depois, é com o que temos de viver em programas do género: um movimento mal feito no segundo dia de Fevereiro deixa-me sem correr e aflito da minha discopatia lombar por quase duas semanas, e é a custo que ainda consigo realizar já em cima da Maratona dois treinos de 2 horas que no entanto me deixam motivado para ir à Catalunha correr mais uma. E ainda bem, pois caso não me tivesse inscrito na prova, teria quase de certeza rumado a Porto Santo, onde a nossa federação de Triatlo impôs na mesma data um Half Ironman. Para além da data inconveniente, acresceu ainda o facto destes meses de Inverno terem sido os piores desde que me lembro de ser triatleta.



A Maratona essa valeu por inteiro a ida. Sem grandes treinos e ritmos, lanço a prova em ritmos lentos, e passo confortável à Meia com 1.38, ficando com a esperança que o "homem da marreta" não aparecesse tão cedo. Chegou exactamente 10km depois, numa fase em que pequenos erros nos abastecimentos aos 25km e 30km não me fizeram entrar as calorias suficientes para o combater. Os últimos 11km são sofridos, com altos e baixos, mas com a inteira noção que a meta estava garantida. Esteve às três horas e vinte e sete, coisa que não me orgulha especialmente, mas melhores dias virão. Espero que muito melhores. Agora sim começa a fase dos Triatlos. Um regresso ao fim de alguns anos de afastamento. Vamos ver o que vai dar.